Para uns, uma ferramenta de autoconhecimento. Para outros, pseudociência. Mas, qualquer que seja a sua opinião, uma coisa é fato: os nativos digitais adoram astrologia.
Se antes o assunto se limitava a horóscopos de jornal, hoje em dia, a astrologia vai muito além. Termos como: mapa astral, ascendente, lua e mercúrio retrógrado invadiram as telas.
Astrologia e Marketing de Conteúdo podem ser uma ótima combinação, você sabia? E é sobre isso que vamos falar!
Por que a geração Z se interessa pela Astrologia?
Nos últimos anos, a Astrologia migrou do analógico para o digital. Antes, era associada a rodapés de jornais e revistas; hoje, o assunto preenche muitos conteúdos na internet.
São inúmeros perfis, páginas e canais destinados exclusivamente ao universo astrológico.
Na internet, sites e aplicativos como: Astrolink, Personare e Horos, permitem fazer o mapa astral instantaneamente e receber interpretações. Ao mesmo tempo, astrólogos ou simpatizantes da astrologia publicam memes em suas páginas.
A onda astrológica não vem crescendo somente no Brasil, o que tem atribuído o interesse da geração Z em buscar significados ao fato de viverem em um contexto repleto de mudanças, incertezas e com isso absorver uma vasta e complexa gama de informações.
Nesse sentido, a Astrologia surge como um conhecimento que sobreviveu a muitas gerações. Algo que, mesmo sem comprovação científica, transmite credibilidade ao dialogar com o campo de observações. Este, por sua vez, é a fonte de informação confiável em um universo repleto de informações duvidosas. Além disso, a busca pelos astros é também uma forma de conectar-se com a espiritualidade, sem, no entanto, fazer parte de uma religião.
Como combinar a Astrologia com o Marketing de Conteúdo?
No Marketing de Conteúdo, a personalização consiste em criar novas formas de contato com seu público, de modo que essas pessoas se sintam compreendidas.
Além de posts no instagram, de blog e email, também é possível personalizar anúncios, landing pages e mais.
Para isso, você usa os dados coletados durante as interações. A ideia é que o público se reconheça nesses conteúdos, aumentando a probabilidade de adquirir um produto e/ou serviço.
A Astrologia pode dar uma mãozinha na hora de segmentar suas campanhas. Basta saber a data de nascimento do seu público e criar campanhas que levem em consideração o signo solar.
Da criação de campanhas à segmentação de e-mail marketing e vendas de produtos, a Astrologia pode estar em tudo. E é uma forma de tornar o conteúdo mais criativo, interessante e próximo do público da era digital!