Falando de redes sociais, vamos direto a resposta: depende.
Aquele áudio em alta engraçado nos reels que toda hora a gente vê no feed, aquela trend que faz compilado de fotos conforme a música ou aquele desafio que TODO MUNDO está compartilhando se encaixa com a proposta da sua marca?
Nem sempre o que está rolando nas redes sociais vai ser sinônimo de sucesso para o seu público. Afinal, nem toda trend irá atingir o seu público-alvo.
Praticamente todos os dias somos bombardeados de novas hits e tendências na internet, e para quem consome e vive de rede social, como o team do mapa, não escapa de ficar por dentro de tudo o que está rolando. Mas, saber e conhecer o que está acontecendo na telinha do nosso celular não significa inserir em cada case que criamos na agência.
Quando surge uma nova trend, é muito importante analisarmos o público e o feedback dessa proposta que está gerando engajamento, porque nem tudo que bomba é positivo e devemos ficar sempre atentos a esse ponto para não cair em furada, ou pior: colocar um dos nossos clientes em uma furada.
Tendências são temporais.
A velocidade da internet é surreal! Uma trend que hoje está sendo a mais falada, depois de amanhã irá surgir um meme que tomará o lugar dela e assim por diante. É normal e não há nada de assustador nisso. Estamos em um mundo que tudo acontece de forma rápida e simultânea e a internet é o reflexo disso.
Por isso, ao criar conteúdo para as redes sociais (alô, Social Media) é essencial ser ágil no processo de criação para não ficar para trás e os seguidores verem você participando da trend alguns dias depois e pensar: “legal, mas já vi isso aqui antes.”
Encontre a tendência que expressa a sua marca registrada.
Encontrar a tendência que expressa a sua marca é o ponto chave para o seu crescimento. Ao planejar e criar esse tipo de conteúdo, você capta sua essência em algo que já está sendo visto por milhares de pessoas, mas dando ênfase ao que mais importa: a identidade da sua marca em meio a um assunto muito falado.
Além disso, você levará a sua marca registrada para outro patamar, atingindo um novo público, mantendo a sua identidade e o crescimento será inevitável.
Como saberei que a tendência do momento é para a minha marca?
Uma dúvida muito comum e que pega de surpresa o Social Media.
Vamos analisar a mais recente trend: transformar você em um personagem/obra de arte através do aplicativo Lensa. Faça as seguintes perguntas sobre a sua marca:
• Você, como seguidor, consumiria o conteúdo da trend?
• É possível encontrar a sua identidade nessa tendência?
• O que difere o meu conteúdo com o do concorrente?
• Qual é o propósito do seu conteúdo?
Analisar a importância e presença da sua marca nas redes sociais o que leva o seu público a querer continuar te acompanhando, é o que definirá o teor da trend para a sua marca.
Até porque, engajamento todo mundo quer, mas permanecer no destaque do nicho não é todo mundo.