Desde o tempo das cavernas, as histórias são a escolha favorita das pessoas para transmitir uma mensagem, despertar a atenção, informar e criar conexões.
Tudo bem que já evoluímos bastante, mas jamais abandonamos o hábito de contar histórias, e convenhamos, contar e escutar história é uma delícia (Era uma vez…).
Monalisa, é um ótimo exemplo de que histórias podem ser contadas de diversas formas, mesmo que ela nem abra a boca.
O que estamos percebendo cada vez mais, uma relação mais próxima entre marketing e vendas, é que marcas e empresas também contam histórias. Afinal, bons vendedores são bons contadores de histórias. Concordam?!
E para trazer mais clareza sobre esse assunto que talvez pelo nome seja algo novo na sua vida, criamos esse artigo. Enjoy 🙂
O que significa “Storytelling”?
Em tradução livre, quer dizer: “contação de histórias”.
Por muito tempo, esse termo era utilizado mais entre publicitários, escritores e roteiristas que criavam narrativas e que geravam identificação e conexão emocional com o público.
Hoje em dia, essa técnica está presente em muitas estratégias e posicionamento de marcas. Quer ver um exemplo legal de storytelling de uma grande marca?
Lembram dessa brincadeira que a Heineken fez sobre a ideia de que cerveja e futebol também é pra mulher na sua campanha para a final da Champions League?
Essa aproximação entre a marca e o público e a influência nos resultados de marketing e vendas faz com que contar histórias ainda sim é o melhor jeito de mostrar o que você quer vender (seja produto ou serviço).
Até aqui você já entendeu o que é um bom storytelling, mas não quer dizer que você vai sair por aí contando histórias sem pé nem cabeça. É preciso ter em mente essas 6 estratégias:
- Despertar a atenção
- Educar seu público
- Influenciar uma decisão
- Criar conexão e engajamento
- Despertar emoções
- Ativar gatilhos mentais
Pode parecer meio complexo, mas depois que você definir essas estratégias, um bom storytelling vai aparecer. Quer ver um outro exemplo muito legal e que tem as 6 técnicas?
Olha esse post que a CEO da Mapa fez:
Ok, que nesse caso não foi para vender nada mas você concorda que tomou total sua atenção, te fez criar conexão com a história de alguma forma e despertou emoção e gatilhos em você?
Para finalizar essa história, que já está longa demais… Storytelling é muito mais do que contar histórias.
É sobre criar conexão e identificação, para fidelizar marcas e entregar para o público algo que ele nem espera.
E sua marca, que história ela conta?