Como as referências podem auxiliar na interpretação do tom de voz de um cliente

É inegável que nosso dia a dia se tornou digital, já que nossas conexões e conversas com amigos estão a um clique de distância, assim como pagamentos de contas e compras da lista do supermercado.

Destacar uma marca pode ser um desafio quando muitos estão tentando dizer o mesmo que você. 

Com quem estou falando?

Antes de tudo é necessário conhecer com quem você está falando: seu público-alvo. Ele é quem vai dar as diretrizes para a nossa conversa.

Conhecer a classe social, os hábitos e interesses, por exemplo, te ajuda a compreender a linguagem e os símbolos com os quais esse público vai se identificar. E isso pode ser feito através da análise do que, de como e onde ele consome.

Analisando o público alvo

O que motiva essa conversa?

Como no Mapa nós somos apaixonados por referências, a próxima etapa é a mais divertida: identificar elementos que comuniquem a mesma linguagem que você está desenvolvendo.

Isso não se limita a perfis de concorrentes ou inspirações, podendo se estender até a arte, cultura e o entretenimento. Nessa etapa da pesquisa, seria como sentir o que esse público sente, sabe?

As músicas podem te dizer como os integrantes desse público se emocionam, enquanto as séries te mostram como eles se divertem.

Já o modo como se vestem te ajuda a conhecer melhor como eles expressam suas personalidades, onde costumam frequentar e quais hábitos fazem parte de suas rotinas. Uma análise dedicada desses aspectos já te prepara para passar pela próxima etapa sem problemas.

Como os concorrentes traduzem essa conversa?

Agora sim, vamos estudar o que os concorrentes estão falando e aprender como se comunicar de maneira semelhante, mas trazendo para o universo da sua marca e evidenciando suas qualidades. É nessa etapa que a gente precisa dominar uma técnica indispensável para as vendas: saber falar sobre nós mesmos.

Como colocar em suas palavras?

Neste momento, reunimos tudo o que aprendemos e colocamos em nossas palavras.

Aqui a criatividade assume e elaboramos os textos, trazendo trechos de músicas, quotes de séries e memes pertinentes para as pautas que serão apresentadas nas redes sociais.

Por fim, estão participando da conversa?

Depois de compreender tudo sobre o público-alvo e desenvolver um diálogo baseado em seus interesses, chega a hora de conferir os resultados.

Avaliando as interações como comentários em posts, mensagens e compartilhamentos, podemos refinar ainda mais essa conversa para que ela atinja mais pessoas.

Essas dicas transformam o processo de posicionamento digital em uma experiência de reconhecimento do comportamento humano, além de facilitar bastante o seu trabalho.

Na Mapa a gente adora aprender sobre pessoas, processos descomplicados e trocar ideias de sucesso. Bora conversar? 😉

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