Sua criatividade pode melhorar!

Todos nós temos criatividade, alguns podem expressar mais, outros menos. Porém, tudo isso pode depender muito das atividades que desenvolvemos em nossa rotina.

Em muitas coisas que fazemos no dia-a-dia, nós exercitamos a criatividade, em ações que você pode até não imaginar, como limpar a casa, por exemplo. Tá, mas isso é um conceito muito amplo né?

Para você entender melhor, como funciona tudo isso,  nós vamos explicar neste artigo. E, como a gente traz tudo completinho, vamos passar algumas práticas para exercitar essa habilidade.

Por que somos criativos?

Vamos começar lá do comecinho…

Na teoria da evolução, nós não éramos seres tão desenvolvidos quanto hoje, até nossa capacidade de criar era mais limitada.

Só que, um cientista chamado Charles Darwin provou, por meio de vários estudos, que todo ser vivo evolui, mas somente os seres melhores preparados às condições ambientais impostas poderiam sobreviver, que foi o nosso caso.

Se não fossemos criativos, não teríamos sobrevivido como espécie, não teríamos criado novas formas de viver e nem estaríamos hoje no ponto de evolução que estamos.

O que eu posso fazer para melhorar isso?

Aí você pode pensar que tem dias que “não vai”, a gente trava e acaba não conseguindo desenvolver nada. No entanto, existem dois elementos: paixão e inspiração. Eles, na maioria das vezes, têm muito mais a ver com a nossa educação do que com aptidões.

Por isso, existem pessoas que usam mais dessa fonte e outras não. Quando somos estimulados e incentivados a criar e colocar nossa experiência no mundo, principalmente desde cedo, nos leva a desenvolver mais ou menos essa área. 

Para desenvolver isso, você pode fazer exercícios, como:

  1. Quantas vezes pensamos em algo super legal e depois esquecemos o que era? 

Então, ter um bloco de notas sempre ao seu dispor é uma ótima prática. O acesso tem que ser fácil, no celular é  uma boa escolha. 

Assim, quando você tiver alguma ideia, já anota para não esquecer!

  1. Aumentar o repertório de assuntos também é uma prática que nunca falha. 

Filmes, séries, músicas, vídeos nas redes sociais, notícias… Tudo isso é alimento para que na hora de criar surjam muitas ideias.

Se você trabalha com conteúdo, é legal que neste ponto as informações sejam atuais.

  1. Invista no momento do “ócio criativo”, mas quê isso?

É quando você tá em paz! O descanso é essencial para a mente, é nessa hora que podemos pensar em coisas aleatórias que podem ser muito boas para serem colocadas em prática.

De fato, quando estamos bem, descansados, saudáveis e felizes, as chances de pensarmos de um jeito inovador são maiores. Isso acontece porque a cobrança, pressão e tensão criam uma série de distrações para a mente, dificultando o exercício da criatividade.

Agora que você entende um pouco mais do que acontece com a nossa mente e como tudo pode fluir muito mais fácil, que tal colocar em prática? Uma ótima dica para alimentar essa criatividade é acompanhar o blog do Mapa, que sempre tá cheio de assuntos super legais para te encher de ideias novas.

mais inspirações

Nós somos bombardeados de informações de todos os lados cada vez que rolamos a tela do nosso celular. Tudo no online tenta captar a nossa atenção, mas nem todas as fontes conseguem, sabe por quê? Porque só aquilo que é criativo de verdade é capaz de nos atrair de fato.

compartilhe

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.