Todo mundo quer ser o TikTok, mas por quê?

Esse provavelmente é um dos maiores questionamentos dos últimos tempos, e se você ainda não se perguntou isso, sua mente deve estar preocupada com outros questionamentos mais profundos.

É fato que hoje muitas plataformas estão “copiando” o TikTok. O Instagram, por exemplo, deixou de ser um app de fotos e está gradativamente investindo em atualizações para o formato de vídeos: está aí o Reels que não nos deixa dúvidas. 

Outra plataforma que não quis ficar para trás apesar de já ser voltada para conteúdos em vídeos foi o Youtube, que criou o YouTube Shorts com o objetivo de ajudar os criadores a aumentar seu público com vídeos curtos.

Com esses e muitos outros exemplos, podemos observar que vários aplicativos estão nessa onda de “Tiktokização”. Mas, se você acha que o TikTok não está de olho nos seus concorrentes, está muito enganado, viu? Ele não dorme, tanto que cada vez mais a rede social tem se posicionado no mercado, atraindo mais usuários.

Só de bater o olho na perspectiva do TikTok, nós já sabemos que a plataforma quer muito mais do que ser um app de dancinhas e vídeos curtos. A rede social está investindo pesado em outras funcionalidades para conquistar ainda mais mercados.

Os próximos capítulos do TikTok no futuro

A maior vantagem de ser conhecido como o app de dancinhas é que o TikTok tem um leque de possibilidades que podem ser exploradas. Quer a prova? Segue o fio.

Pesquisas

Um de seus movimentos recentes está relacionado aos motores de busca. De acordo com o Google, 40% da Geração Z prefere pesquisar no TikTok e no Instagram em vez da Pesquisa do Google. Sabe o que isso quer dizer? Os jovens preferem procurar um lugar para comer no TikTok ao invés de olhar no famoso Google Maps, por exemplo.

A funcionalidade de busca já é uma realidade no TikTok, não é atoa que uma de suas principais atualizações desse ano foi o recurso capaz de identificar palavras-chave nos comentários, para vincular nos resultados de busca.

Música

Outro ponto que fez o TikTok ficar tão conhecido foram as trends virais, principalmente as que são relacionadas a uma música. Hoje 63% dos usuários descobrem músicas novas rolando a tela no TikTok. Com isso, não nos restam dúvidas de que um dos planos para o futuro da plataforma é hospedar a própria música.


Segundo a notícia publicada no The Wall Street Journal, o TikTok está em negociações com gravadoras, justamente para expandir a atuação na indústria de streaming de música em escala global.

Inspirações

Como o Mapa sempre fala, inspiração e referência nunca é demais, não é mesmo? Pois bem, até o famoso app de dancinhas entende isso. 

O TikTok também está buscando inspirações em outras plataformas de mídia social. Por exemplo, a nova função parecida com o modo foto do Instagram, aquele efeito que dá pra compartilhar várias fotos estáticas com ou sem música, em um post. Além disso, o TikTok também lançou recentemente um novo recurso chamado TikTok Now que dá a opção do usuário compartilhar um conteúdo em tempo real. O que isso te lembra? Se você pensou em BeReal, acertou na mosca!

Depois de todos esses pontos que analisamos aqui, é fato que os aplicativos de mídia social não estão só ficando com o layout parecido, mas as funcionalidades também. A pergunta que fica é: será que a decisão de ter tudo em uma única plataforma é inteligente e estratégico? Essa resposta não temos, mas uma coisa é certa, é uma luta de gigantes que nos traz muitas possibilidades no futuro.

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