Storytelling não é historinha para boi dormir

Desde o tempo das cavernas, as histórias são a escolha favorita das pessoas para transmitir uma mensagem, despertar a atenção, informar e criar conexões.

Tudo bem que já evoluímos bastante, mas jamais abandonamos o hábito de contar histórias, e convenhamos, contar e escutar história é uma delícia (Era uma vez…).

Monalisa, é um ótimo exemplo de que histórias podem ser contadas de diversas formas, mesmo que ela nem abra a boca.

O que estamos percebendo cada vez mais, uma relação mais próxima entre marketing e vendas, é que marcas e empresas também contam histórias. Afinal, bons vendedores são bons contadores de histórias. Concordam?!

E para trazer mais clareza sobre esse assunto que talvez pelo nome seja algo novo na sua vida, criamos esse artigo. Enjoy 🙂

O que significa “Storytelling”?

Em tradução livre, quer dizer: “contação de histórias”.

Por muito tempo, esse termo era utilizado mais entre publicitários, escritores e roteiristas que criavam narrativas e que geravam identificação e conexão emocional com o público.

Hoje em dia, essa técnica está presente em muitas estratégias e posicionamento de marcas. Quer ver um exemplo legal de storytelling de uma grande marca?

Lembram dessa brincadeira que a Heineken fez sobre a ideia de que cerveja e futebol também é pra mulher na sua campanha para a final da Champions League?

Essa aproximação entre a marca e o público e a influência nos resultados de marketing e vendas faz com que contar histórias ainda sim é o melhor jeito de mostrar o que você quer vender (seja produto ou serviço).

Até aqui você já entendeu o que é um bom storytelling, mas não quer dizer que você vai sair por aí contando histórias sem pé nem cabeça. É preciso ter em mente essas 6 estratégias:

  • Despertar a atenção
  • Educar seu público
  • Influenciar uma decisão
  • Criar conexão e engajamento
  • Despertar emoções
  • Ativar gatilhos mentais

Pode parecer meio complexo, mas depois que você definir essas estratégias, um bom storytelling vai aparecer. Quer ver um outro exemplo muito legal e que tem as 6 técnicas?

Olha esse post que a CEO da Mapa fez:

Ok, que nesse caso não foi para vender nada mas você concorda que tomou total sua atenção, te fez criar conexão com a história de alguma forma e despertou emoção e gatilhos em você?

Para finalizar essa história, que já está longa demais… Storytelling é muito mais do que contar histórias.

É sobre criar conexão e identificação, para fidelizar marcas e entregar para o público algo que ele nem espera.

E sua marca, que história ela conta?

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